Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fundamentais?
Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fu
Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fundamentais?
Você sabe o que é design thinking e como ele pode te ajudar a resolver problemas? eu sou o Augusto, do Na Prática e hoje a gente vai falar um pouquinho mais sobre esse método. É design "tinging"... O design thinking é uma metodologia criativa baseada no processo de criação dos designers daí vem o nome. Pode servir para diversas coisas desde a criação de produtos e serviços até melhorias incrementais como ferramentas ou tecnologias. De forma geral, o design thinking pode ser aplicado em
qualquer cotidiano de qualquer empresa para resolução de problemas algumas gigantes que usam do design thinking só para você ter uma ideia são a Apple, Procter & Gamble, a Sony. A gente tem um vídeo aqui nos cards inclusive da Ellen Kiss falando sobre como é a aplicação do design thinking dentro do Itaú. O processo estruturado da metodologia tem algumas etapas, como a de pesquisa, ideação seleção das ideias, prototipagem e teste. Duas personalidades são responsáveis pela disseminação do conceito
de design thinking. Um deles é o professor de Stanford fundador da consultoria de inovação IDEO, David Kelley. O outro é o Tim Brown, atual CEO dessa consultoria e autor de um best seller na área, o "Change by Design". Essa metodologia já era mais ou menos aplicada em outras áreas da Ciência ou da Engenharia. O Tim e o David pegaram essas ideias todas que estavam na Ciência e na Engenharia, juntaram e entenderam como aquilo poderia resolver problemas no dia a dia também d e organizações. O
processo normalmente têm algumas etapas básicas que podem ser 7, 6, 5, 4, depende muito da natureza do trabalho que você está desenvolvendo. E eles são baseados principalmente em três principais valores que são o da empatia, da colaboração e da experimentação. Na d.School, que é o instituto de design de Stanford, onde o David é professor, ele conta com cinco principais passos. O primeiro é criar empatia ou compreender o problema aí você vai analisar as pessoas que estão envolvidas no problema,
sejam eles clientes, funcionários... Dado isso, você precisa entender o que eles gostam, o que eles querem, do que eles precisam e aí você começa a entender um pouquinho melhor esse problema todo envolvido. O segundo passo é você definir o problema que você vai resolver. A partir da pesquisa inicial, você vai olhar para as necessidades das pessoas envolvidas e vai definir de fato qual que é o problema que você quer resolver. Isso nos leva para o te rceiro passo, que é o passo de ideação. Nesse
momento, você vai deixar as ideias fluírem. Então, olha aquele problema e deixa que as pessoas nem ideias sobre como resolver aquele problema, sem censura ou qualquer tipo de restrição. Então chegamos no quarto passo, que é o de prototipar. A gente vai pegar algumas idéias que surgiram durante o passo anterior e vai testar na prática, então a gente vai criar um protótipo um primeiro produto que resolveria mais ou menos o problema defini do. Isso nos leva para o quinto passo que é o de testar esse
produto, levar esse produto que a gente criou para ver se ele de fato resolve o problema é passo essencial e vai ajudar a gente a identificar os gaps que ele ainda não está resolvendo. Então a gente vai trazer de volta pra dentro desenvolver um pouco mais até que ele consiga de fato resolver o problema que a gente definiu lá atrás. Se você gostou do vídeo se inscreve no canal e deixa seu like. Deixa também seu comentário dan do sugestões de vídeos que você gostaria de assistir aqui no canal do Na
Prática. Até a próxima! Português
ndamentais?
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